Para Dieese, mercado de trabalho vai se deteriorar ainda mais

"Impactos da recessão econômica e do ajuste fiscal sobre o mercado de trabalho no Brasil" é o nome da última Nota Técnica publicada pelo Dieese.

Suas conclusões: 

"A expressiva deterioração do mercado de trabalho brasileiro, em marcha acelerada desde o ano passado, é resultado direto da rápida diminuição do crescimento econômico, que, por sua vez, tem como causas um conjunto variado de fatores, externos e internos, conforme já salientado.

"O desaquecimento da economia brasileira tornou-se mais evidente somente em 2012, quando as políticas anticíclicas, já fortemente baseadas em desonerações fiscais, perderam a capacidade de manter o Brasil relativamente imune à desaceleração da economia mundial, em curso desde 2008. 

"Este fato por si só, ao diminuir a demanda e os preços das commodities,  e, portanto, o espaço fiscal para o manejo de tais políticas, exigiria a adoção de medidas corretivas para que o crescimento econômico fosse preservado, tanto quanto possível, e, consequentemente, também fossem preservados os avanços sociais e no mercado de trabalho alcançados nos últimos anos.

"Dessa forma, o desafio posto está longe de ser trivial: é preciso pensar em uma estratégia de condução da economia que trate como problemas indissociáveis a contenção da dívida pública dentro de limites razoáveis, evitando uma trajetória de alta descontrolada, e a necessidade de se manter perspectivas positivas para o crescimento econômico de curto prazo, mormente através da preservação dos investimentos públicos.

"A agenda adotada já no final de 2014, em sintonia com as políticas de austeridade hegemônicas no mundo, esteve longe de dar respostas a contento a este desafio. A tentativa de conter gastos públicos de forma indiscriminada e diminuir a inflação, em um contexto de fortes reajustes de tarifas públicas, rápida e intensa desvalorização cambial e de alta da taxa Selic, não somente foi incapaz de impedir a trajetória ascendente da dívida pública e de conter a elevação do nível de preços, como aprofundou a recessão econômica e deteriorou de forma generalizada os indicadores de mercado de trabalho. Os impactos ainda pequenos sobre o comportamento do rendimento médio real e da massa de rendimentos sugerem que o movimento de deterioração ainda terá continuidade no curto e no médio prazos."

Comentários