Crise do Brasil Novo assusta micro e pequeno empresário

Os press releases distribuídos pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em conjunto com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), tentam mostrar este Brasil Novo como a terra prometida de leite e mel, um verdadeiro paraíso. Antes do golpe, porém, eles exalavam um pessimismo mais forte que o nauseabundo odor do enxofre infernal.

O último release é de um cinismo exemplar. 

O lide [primeiro parágrafo do texto, com as informações supostamente mais importantes] diz que "a intenção de fazer investimentos por parte dos micro e pequenos empresários de varejo e serviços subiu pelo segundo mês consecutivo, passando de 24,20 pontos em julho para 28,08 pontos em agosto". Em seguida, uma explicação: "Apesar da alta mensal de 3,88 pontos, o resultado ainda está abaixo do pico da série histórica (32,06 em maio de 2015). Quanto mais próximo de 100, maior a propensão de investir; quanto mais próximo de zero, menor a propensão."

O texto segue com o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, fazendo uma ginástica mental para dizer que tudo vai indo conforme o planejamento. Segundo ele, a retomada da economia poderá aumentar o apetite dos micros e pequenos empresários por investimento, mas o cenário ainda é de receio: “Por ora, o quadro é de arrefecimento da piora das condições econômicas. Alguns indicadores macroeconômicos já dão mostras de que a pior fase da crise pode ter ficado para trás, mas a plena recuperação das condições ainda será lenta e gradual.”

O próximo parágrafo, porém, é o que realmente esclarece a situação em que se encontra a economia do país e o ânimo dos nossos patrióticos empresários:

"Em termos percentuais, 69,9% dos micro e pequenos empresários de varejo e serviços não pretendem investir nos próximos três meses, sendo a principal razão a falta de confiança diante da crise (43,1%). Outros 38,1% dizem não ver necessidade de investir e 14,1% afirmam ter feito investimentos recentes. 'Além do impacto da crise econômica, o aumento do custo do capital torna os empresários mais cautelosos para expandir seus negócios com investimentos', explica o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro."

Espalhar esse tipo de informação falsa, mentirosa, uma peça de propaganda, é uma das mais importantes ações dos golpistas. 

Eles se acham na fase do vale tudo em sua guerra para consolidar a tomada do poder via golpe de Estado.

Foram longe demais, não podem mais recuar em sua loucura. (Carlos Motta)

Comentários

  1. Aqui no bairro que moro, desisti de contar, quantas lojas já fecharam suas portas nos ultimos 2 meses.É o espetaculo do crescimento econômico. Que a justiça divina alcance todos que contribuiram para essa calamidade, mas proteja as crianças e idosos das consequências dessa barbaridade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário