Os mentirosos que acreditam em suas mentiras


Conheci gente que não só contava um monte de mentiras, mas acreditava nelas.

No resto, essas pessoas eram iguais a todo mundo. Se não fosse pelo fato de as suas façanhas serem mais épicas que as do Barão de Munchausen elas poderiam passar por este mundo como a grande maioria de nós passa, sem chamar a atenção, naquele limbo em que vive a mediocridade.

Tem muita gente assim no mundo, e geralmente as patacoadas que saem de suas bocas são inofensivas, no máximo servem para entreter os seus ouvintes.


Não sei nada de psicologia - id, ego, superego são para mim mistérios mais profundos que a criação do universo.

Mas ouso dizer que os mentirosos que acreditam em suas mentiras são indivíduos tão inseguros que necessitam viver nesse cenário fabuloso criado por eles. 

Sem as suas fantasias, penso, eles se sentiriam uma nada, ou quase isso.

Lembrei dessas pessoas quando li a mensagem escrita pelo assassino de Campinas, um documento de um ser delirante, de alguém tão deslocado neste planeta que teve a necessidade de criar e viver num mundo de ódio.

De certa forma ele também foi um mentiroso que acreditou nas mentiras que inventou.

Só que elas não eram mentiras inocentes, pueris, simplórias, fáceis de detectar.

Não, no seu mundo de mentira não existiam meios tons, apenas verdades absolutas, o bem e o mal, anjos e demônios.

Todo o ódio exalado em seu crime foi, para ele, apenas um gesto necessário para pôr as coisas nos seus lugares naquele seu universo distorcido.

Como ele, há outros tantos mentirosos que acreditam em suas mentiras prestes a disparar suas mortíferas balas acionadas pelo ódio, preconceito e intolerância contra todos aqueles que, em seus cérebros alucinados, perturbam a ordem de seu mundo imaginário. (Carlos Motta)

Comentários

  1. Não li nada a respeito. Porém já aprendi que esses crimes inexplicáveis, sem pé, nem cabeça, sempre tem cocaina na estoria. Essa droga que transforma a mente humana, na coisa mais sinistra ja vista no universo. Rezei sim, por mais essa familia destruida.

    ResponderExcluir

Postar um comentário