Os alemães, quem diria, estão se achando mais corruptos


Os alemães, quem diria, tidos como um dos povos mais ordeiros, trabalhadores, sérios e disciplinados do mundo, estão com problemas similares aos brasileiros, esses bagunceiros, preguiçosos, gaiatos e indisciplinados: uma pesquisa revelou que cresceu entre os executivos a percepção de que as práticas de suborno e corrupção são comuns no país.

A informação é do Deutsche Welle, o serviço noticioso oficial da Alemanha, que publica em seu site notícia sobre o estudo.

Felizmente para os alemães, pelo menos até agora não surgiu por lá um Sérgio Moro da vida, que acha que para acabar com a corrupção é preciso exterminar o maior partido político de esquerda das Américas e as maiores empresas brasileiras.

Os alemães, vamos concordar, não são burros.

Segue a íntegra da matéria:


Aumenta percepção da corrupção na Alemanha

Pesquisa revela que, para 43% dos executivos alemães, práticas de suborno e corrupção são comuns no país. Resultado representa um salto em relação a 2015, quando o percentual verificado foi de 26%.

Um estudo publicado nesta quarta-feira (05/04) aponta que 43% dos executivos alemães entrevistados pela empresa de auditoria e consultoria EY (Ernst & Young) dizem acreditar que o suborno e a corrupção são bastante comuns no país.

O resultado representa um grande salto em relação aos apenas 26% registrados em 2015, mas ainda fica abaixo da média de 51% registrada entre os cerca de 4,1 mil executivos entrevistados em 41 países de Europa, África, Oriente Médio e Índia.

Quase um quarto (23%) dos gerentes admitiram que agiriam de maneira "antiética" para subir na carreira ou obter salários mais altos. Aproximadamente 10% dos executivos alemães consultados não descartaram fornecer deliberativamente informações falsas a outras pessoas para impulsionar suas próprias carreiras e enriquecer.

"A fraude de emissões da Volkswagen, o escândalo de manipulação de tarifas da Libor e o conluio [ilegal] entre empresas, assim como uma série de violações de compliance têm estampado as manchetes com bastante frequência ultimamente", disse o diretor do departamento de Investigação de Fraude e Disputa de Serviços da EY, Stefan Heissner.

Ele acrescentou que regras de compliance mais rígidas, que surgiram depois de alguns dos grandes escândalos corporativos, não mudaram realmente a percepção de corrupção generalizada na Alemanha.

O estudo da EY revelou outro fator preocupante: internacionalmente – com base nos números da pesquisa global – as pessoas que são membros da "Geração Y" (idades entre 25 e 34 anos) parecem ter menos problemas em agir "antieticamente", isto é, subornar outros ou ser subornado.

Um em cada quatro dos executivos entrevistados nesta faixa etária afirmou que oferecer suborno é justificável para garantir um novo contrato lucrativo ou estender um já existente.

Entre os países avaliados, a percepção de que procedimentos controversos são um comportamento normal é maior na Ucrânia, onde 88% dos entrevistados afirmaram que a corrupção entre gerentes e diretores é generalizada. Resultados semelhantes foram atingidos no Chipre (82%), na Grécia e na Eslováquia (ambas com 81%).

No lado oposto do espectro estão os países escandinavos e a Suíça. A Dinamarca lidera a lista – apenas 6% dos executivos dinamarqueses entrevistados identificaram a corrupção como fenômeno comum no ambiente empresarial.

Comentários

  1. Na Alemanha não tem vez pra esperto. Quem se habilitar, corre risco de encarar um salsichão. Por trás e na brasa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário