Desemprego, marca do Brasil Novo


O estrago provocado pelos golpistas na economia nacional vai se revelando aos poucos: o número de trabalhadores ocupados em empreendimentos de grande porte (com 50 trabalhadores ou mais) caiu 29% em relação a 2015, segundo dados do primeiro módulo da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua 2012-2016) - Características Adicionais do Mercado de Trabalho, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A publicação indica ainda que 26% da população ocupada (empregadores, trabalhadores por conta própria e empregados, desconsiderando o setor público e os trabalhadores domésticos) trabalhava em empreendimentos de grande porte em 2016. 

Em 2012, eram no total 72,4 milhões pessoas ocupadas, número que saltou para 75 milhões em 2015, vindo posteriormente a cair para os 73,7 milhões do ano passado – o último ano da pesquisa - quando se instalou o Brasil Novo da quadrilha que se apossou do Palácio do Planalto.

O porcentual daqueles que trabalhavam em empreendimentos de pequeno porte (com até 5 pessoas) subiu um pouco, de 48,1% para 50,1% entre 2015 e 2016. 

Normal: quem foi demitido procurou se virar como pôde, e muitos montaram suas próprias empresas.

Outro dado divulgado hoje mostra que a tal recuperação econômica apregoada pelos jornalões e pelo bando governista não passa de lenda urbana: depois de dois meses seguidos de crescimento, a atividade econômica registrou queda em agosto, segundo o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) dessazonalizado (ajustado para o período), que registrou decréscimo de 0,38%, em agosto.

Em 12 meses encerrados em agosto o indicador tem retração de 1,08%. No ano, até agosto, houve crescimento pífio, de 0,31%.

O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar suas decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos. 

O indicador foi criado pelo BC para tentar antecipar, por aproximação, a evolução da atividade econômica. O indicador oficial é o Produto Interno Bruto, calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Comentários

  1. Espero que o Brasil entenda o que são esse golpistas catinguentos. Isso se conseguirmos sobreviver até as eleições, se houver eleições, claro.Do contrário.... só Deus sabe.

    ResponderExcluir

Postar um comentário