Partituras online levarão música brasileira a todo mundo


A Fundação Nacional de Artes (Funarte) lança, na quarta-feira, dia 20, o projeto Partituras Brasileiras – Songbook Internacional Online. O trabalho reúne partituras de música brasileira, em música popular, música erudita e bandas de música, que estarão disponíveis online nos portais do MinC e da Funarte, em versões em português, inglês, espanhol e francês.

O lançamento será às 12h30, no Teatro Glauce Rocha, no Centro do Rio de Janeiro (RJ). Na ocasião, haverá apresentação dos artistas convidados: Silvério Pontes, Andrea Ernest Dias, Silvan Galvão e do Grupo Vocal Ordinarius, com ingresso a R$ 1.

Organizado pelo Centro da Música – responsável pela produção do conteúdo e organização geral –, o projeto tem a parceria do Departamento de Promoção Internacional do Ministério da Cultura (Deint/MinC), encarregado da editoração e distribuição. A seleção das partituras conta com a participação de importantes instituições de pesquisa musical do Brasil, além de dois especialistas, os professores e pesquisadores Paulo Aragão e Marcelo Jardim, para o trabalho técnico na organização das partituras selecionadas.

A proposta principal do projeto Partituras Brasileiras – Songbook Internacional Online é contribuir para a difusão internacional da música brasileira, nas modalidades popular, erudita e bandas de música, por meio da organização de partituras selecionadas pelo Centro da Música da Funarte (CEMUS), com apoio de diversos institutos de música da sociedade civil e do Departamento de Promoção Internacional do Ministério da Cultura (Deint/MinC).

Serão organizadas partituras de música brasileira divididas da seguinte maneira: 1) partituras para música popular; 2) partituras para música erudita; 3) partituras para bandas de música.

A seleção das partituras terá como critério o equilíbrio na distribuição entre os autores, a excelência estético-formal do repertório e a relevância da obra e dos autores para a criação musical brasileira.

Os textos e índices será apresentados em quatro idiomas: português, inglês, espanhol e francês, com possibilidade de extensão para o mandarim e o alemão. O objetivo é abranger o máximo possível de países para fortalecer a internacionalização da música brasileira.

Serão selecionadas partituras das seguintes instituições: Academia Brasileira de Música, Instituto Moreira Salles, Sesc Nacional, Casa do Choro, Centro Cultural São Paulo, Instituto Piano Brasileiro e Instituto Musica Brasilis, entre outros, além do acervo da própria Funarte. Depois da primeira seleção, os professores e pesquisadores contratados farão a análise técnica de todo o material e organizarão as partituras pelas três áreas.

A organização geral ficará sob responsabilidade do Centro da Música da Funarte (CEMUS), que se pautará pela análise técnica dos professores e pesquisadores contratados. Após a seleção, o diretor do Centro de Música, junto com os coordenadores de música popular, música erudita e bandas de música e com o coordenador do projeto de pesquisa musical, fará a seleção final.

Comentários

  1. Ótima ideia. Só não entendo porque tanta seleção. É só colocar a partitura no site em pdf e deixar o público escolher. As que forem muito procuradas podem até ser editadas com os modernos softwares para ficarem mais legíveis.

    ResponderExcluir

Postar um comentário